QUAL PRESENTE JAMAIS DEVO DEIXAR DE DAR PARA O MEU FILHO?

Autoria de Giselle Aoki (Psicopedagoga)


O Natal está chegando e nesta data, faz parte da cultura brasileira, presentear os filhos. Quer dizer, fingir que foi o Papai Noel que trouxe o tão esperado presente ou para os maiores, presenteá-los, normalmente com algo que pediram. E, a maior alegria dos pais, é ver o semblante de felicidade estampado no rosto do filho, ao receber presentes caros, muitas das vezes, como um vídeo game de último modelo, um Iphone, Ipad, notebook, boneca da moda, dentre outros. Evidentemente, todas as crianças devem ganhar presentes que anseiam (claro, desde que não traga nenhum malefício para ela) ainda mais, quando se mora no país da tecnologia, como o Japão. Se tiver condição, presenteie o seu filho com o que há de melhor, isto é, realizando o seu sonho de ter algo que sonha.

Mas, também, jamais se deve esquecer que bens materiais alegram a vida da criança, mas com o tempo se decompõe e será substituído por outro mais avançado ou de modelo diferente. Isto quer dizer, como tudo na vida, precisa ter o equilíbrio. Portanto, deve-se principalmente, jamais deixar de presentear o seu filho, com algo que nunca poderá ser apagado da sua memória. Algo que moldará o seu caráter, que o ajudará a se tornar um adulto seguro de si, que confia em Deus, nele e no seu futuro promissor. Este algo é o sentimento mais importante que existe, chamado AMOR. E, o amor vem acompanhado do carinho, da atenção, respeito, companheirismo, etc.
Assim sendo, é necessário responder estas perguntas, para saber se você está dando todos os presentes diários, que todas as crianças devem e precisam receber também:

1. Você brinca com o seu filho, quase todos os dias, pelo menos 10/20 minutinhos?
2. Pergunta para ele como foi o seu dia na escola?
3. Quando percebe que ele está triste, para o que está fazendo e vai conversar, para saber o que o deixou naquele estado?
4. Você é uma mãe ou um pai carinhoso, compreensivo e que conversa todos os dias com ele (mesmo nos dias que chega cansado, irritado ou doente da fábrica)?
5. Prefere conversar com a criança, do que bater? Lembre-se violência gera violência e devemos educar os filhos com amor e paciência. Afinal de contas, educar dá trabalho e dói. 

6. Pelo menos, duas vezes no mês, o leva para brincar num parquinho mais próximo de casa, para poderem jogar bola, correr, se esconder, etc.?
7. Quando está nervoso, pede para o filho esperar um pouco, para se acalmar? Lembre-se jamais desconte os seus problemas de adulto nele.
8. O seu filho é uma criança muito amada por você? Você diz todos os dias, que o ama e o quanto ele é importante para você?

9. Pede desculpa para ele, quando erra, para ensiná-lo que quando erramos e magoamos as pessoas, devemos agir desta forma? Lembre-se, que o maior exemplo dele, ou seja, o espelho dele é você.
10. Você se esforça para melhorar como mãe ou pai?
Se faz todos os itens ou está se esforçando para fazer alguns, que ainda faltam, saiba que você está dando o maior presente que uma mãe ou pai, deve dar para o seu filho: o AMOR, que faz com que a criança se sinta amada, compreendida, respeitada e protegida.


Desejo boas festas e que este ano vindouro, seja muito abençoado por Deus!
Clique em SEGUIR e COMPARTILHE, para que assim como lhe ajudou, possa ajudar outras pessoas. Qualquer dúvida é só escrever abaixo nos COMENTÁRIOS, que responderei com a maior alegria, ok? Ou se preferir, através da minha página no facebook: https://www.facebook.com/educacaodefilhosnojapaoebrasil/  


Giselle Aoki




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUTISMO NO JAPAO: O QUE É E COMO SABER SE O DIAGNÓSTICO ESTÁ CORRETO?

ONDE MATRICULAR OS FILHOS: ESCOLA BRASILEIRA OU JAPONESA?

POR QUE HÁ TANTAS CRIANÇAS COM AUTISMO E OUTROS TRANSTORNOS NO JAPÃO? Artigo 2 (final)