QUAL É O MELHOR PRESENTE DE NATAL PARA DAR AO MEU FILHO?

Autoria de Giselle Aoki (Psicopedagoga)
Faltam poucos dias para o Natal, o ano está se findando e vem a preocupação em qual é o melhor presente de Natal para dar para as crianças.
É importante presenteá-la, com brinquedos que além de diverti-la, trabalhem o seu processo de desenvolvimento cognitivo, desenvolvendo habilidades como: a linguagem, a percepção, a memória, a concentração, a criatividade, o raciocínio, a solução de problemas, dentre outras. Mas, é importante que os brinquedos sejam de acordo com a faixa etária do seu filho, não contenham peças pequenas que podem ser engolidas, e tenham certificado do INMETRO.

Diante disso, descrevo dicas valiosíssimas de presentes que além de divertir o seu filho, ainda irá ajudá-lo a desenvolver inúmeras habilidades pedagógicas e psicomotoras. Confira-as abaixo:

Bebês de até 5 meses: Os brinquedos devem ter cores vivas, ser de vários tamanhos, com texturas e aromas diferentes e produzir sons. Lembrando que, nesta faixa etária, eles levam tudo à boca. Podem ser: mordedores, chocalhos, brinquedos musicais com sons moderados, móbiles de berço e bolas com texturas para serem agarradas com as mãos.

Bebês de 6 meses a 1 ano: O bebê começa a despertar para o sentar e o engatinhar e inicia o processo de constatar as cores. Os presentes podem ser: brinquedos para martelar, empilhar e desmontar, caixas que se encaixam umas dentro das outras, telefone de brinquedo, brinquedos eletrônicos de aprendizado e brinquedos flutuantes (que boiam na sua banheira, como patinhos de borracha).

Crianças de 1 a 2 anos: nesta idade a criança começou ou está prestes a andar e a interagir com as pessoas ao seu redor. Os brinquedos devem estimular os sentidos da visão, audição e do tato. Podem ser: blocos grandes de encaixar (legos), brinquedos de empurrar e puxar, caixas com coisas dentro para tirar e colocar de volta, bonecas de tecido, carrinhos pequenos e bichinhos de pelúcia (caso não tenha alergia). E, a partir de 1 ano (até o início da adolescência ou mais), a criança deve ser incentivada a pintar e desenhar. Portanto, dê-lhe também caderno com figuras para colorir, caderno de desenho para desenhar (fazer rabiscos), giz de cera (grosso) e massinha de modelar com moldes.


De 2 a 3 anos: Nesta faixa etária, a criança começa a identificar cores primárias e formatos, gosta de se movimentar e correr, por isso é importante incentivá-la a desenvolver a sua coordenação motora grossa. Para isto, o ideal são brinquedos que a incite a movimentar-se, como triciclo, carrinho grande para colocar coisas dentro, balanço, bolas. E, para completar o processo do desenvolvimento motor, dê-lhe blocos de brinquedos (legos) para encaixar, desmontar, empilhar, equilibrar e colocar dentro de caixas grandes e instrumentos musicais, como pianinhos, pandeiros, tamborzinhos, etc. Nessa fase é importante que ela comece a aprender a guardar e organizar seus brinquedos. Lembre-se, incentive-a a fazê-lo como parte da brincadeira.
De 3 a 4 anos: A criança aperfeiçoa a comunicação, a coordenação motora, o raciocínio, começa a compreender melhor o que acontece ao seu redor e consequentemente interage mais. Assim sendo, ela deverá continuar a brincar com os brinquedos que já tem como triciclo, carrinho grande de puxar e outros. E, poderá ganhar presentes como: blocos de montar mais elaborados, aviões, trenzinhos, carrinhos, casas de bonecas, bonecas, jogos de panelinha e comidinhas, livros de histórias infantis, jogos e quebra-cabeças simples, pianinhos e outros instrumentos musicais; brinquedos infláveis, cavalinhos de madeira, bolhas de sabão, cabaninhas e ferramentas de brinquedos. E, a partir desta faixa etária, elas devem ser incentivadas a desenvolver o gosto por literatura.  Por isso, conte-lhe historinhas infantis de uma forma, que prenda-a a história. E, poderá pintar desenhos com lápis de cor e desenhar com lápis grafite.

De 4 a 6 anos: Inicia a fase da fantasia, ou seja, do mundo imaginário, onde tudo é possível. E, a partir deste fato, ela começa a desenvolver a criatividade, o raciocínio e as suas emoções. Diante disso, os brinquedos que estimulam brincadeiras ao ar livre e em grupo são muito importantes para a socialização e para a saúde das crianças. Pois, através de brincadeiras com regra simples, ela aprenderá a ganhar e perder, ou seja, começará a aprender sobre o sentimento de frustração. E, aprender a lidar com esse sentimento é primordial para o seu equilíbrio emocional e o desenvolvimento sadio da sua personalidade. A partir daí, poderá trocar o triciclo, pela bicicleta com rodinhas. Outras boas dicas são: caixa registradora e dinheirinho de brinquedo, fazenda com animais, meios de transporte (carros, motos, caminhões, trens elétricos, barcos, tratores, etc.), jogos da memória, quebra-cabeças mais elaborados, postos de gasolinas, casas de bonecas com móveis, bonecas, quadro-negro (pequeno) com giz, kits de tinta guache, dentre outros. 

Crianças acima de 6 anos: É a partir desta faixa etária, que inicia o processo de alfabetização e, portanto, os brinquedos devem também estimular o seu raciocínio lógico, imaginação, criatividade, conceitos matemáticos e principalmente o amor pela leitura. E os presentes podem ser: livros de histórias infantis, quebra-cabeças com mais de 20 peças, jogos de tabuleiros, jogos de cartas, futebol de botão, artigos esportivos, patinetes, patins, bicicletas sem rodinhas, skate, cordas para pular, videogames, bolinhas de gude, carros com controle, brinquedos colecionáveis, brinquedos eletrônicos e de memória.
Lembre-se não basta apenas dar o brinquedo para a criança, mas é preciso brincar com ela e participar das suas descobertas. Mesmo que isto ocorra durante pouco tempo no final do dia ou nos finais de semana e feriados. Aproveite este tempinho maravilhoso e se divirta com os pequenos!
Clique em SEGUIR COMPARTILHE, para que assim como lhe ajudou, possa ajudar outras pessoas. Qualquer dúvida é só escrever abaixo nos COMENTÁRIOS, que responderei com a maior alegria, ok?  Ou se preferir, através da minha página no facebook: https://www.facebook.com/educacaodefilhosnojapaoebrasil/  

Desejo boas festas e que este ano vindouro, seja muito abençoado por Deus!
Abraços calorosos, fiquem com Deus e até o próximo artigo!
Giselle Aoki

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUTISMO NO JAPAO: O QUE É E COMO SABER SE O DIAGNÓSTICO ESTÁ CORRETO?

ONDE MATRICULAR OS FILHOS: ESCOLA BRASILEIRA OU JAPONESA?

POR QUE HÁ TANTAS CRIANÇAS COM AUTISMO E OUTROS TRANSTORNOS NO JAPÃO? Artigo 2 (final)