QUAL É O MELHOR PRESENTE DE NATAL PARA DAR AO MEU FILHO?
Autoria de Giselle Aoki (Psicopedagoga)
Bebês de até 5 meses: Os brinquedos devem ter cores vivas, ser de
vários tamanhos, com texturas e aromas diferentes e produzir sons. Lembrando
que, nesta faixa etária, eles levam tudo à boca. Podem ser: mordedores,
chocalhos, brinquedos musicais com sons moderados, móbiles de berço e bolas com
texturas para serem agarradas com as mãos.
De 2 a 3 anos: Nesta faixa etária, a criança começa a identificar cores primárias e formatos, gosta de se movimentar e correr, por isso é importante incentivá-la a desenvolver a sua coordenação motora grossa. Para isto, o ideal são brinquedos que a incite a movimentar-se, como triciclo, carrinho grande para colocar coisas dentro, balanço, bolas. E, para completar o processo do desenvolvimento motor, dê-lhe blocos de brinquedos (legos) para encaixar, desmontar, empilhar, equilibrar e colocar dentro de caixas grandes e instrumentos musicais, como pianinhos, pandeiros, tamborzinhos, etc. Nessa fase é importante que ela comece a aprender a guardar e organizar seus brinquedos. Lembre-se, incentive-a a fazê-lo como parte da brincadeira.
Faltam poucos dias para o Natal, o ano está
se findando e vem a preocupação em qual é o melhor presente de Natal para dar
para as crianças.
É importante presenteá-la, com brinquedos
que além de diverti-la, trabalhem o seu processo
de desenvolvimento cognitivo, desenvolvendo habilidades como: a
linguagem, a percepção, a memória, a concentração, a criatividade, o
raciocínio, a solução de problemas, dentre outras. Mas, é importante que os
brinquedos sejam de acordo com a faixa etária do seu filho, não contenham peças
pequenas que podem ser engolidas, e tenham certificado do INMETRO.
Diante disso, descrevo dicas valiosíssimas
de presentes que além de divertir o seu filho, ainda irá ajudá-lo a desenvolver
inúmeras habilidades pedagógicas e psicomotoras. Confira-as abaixo:
Bebês de 6 meses a 1 ano: O bebê começa a despertar para o sentar e
o engatinhar e inicia o processo de constatar as cores. Os presentes podem ser:
brinquedos para martelar, empilhar e desmontar, caixas que se encaixam umas
dentro das outras, telefone de brinquedo, brinquedos eletrônicos de aprendizado
e brinquedos flutuantes (que boiam na sua banheira, como patinhos de borracha).
Crianças de 1 a 2 anos: nesta idade a criança começou ou está
prestes a andar e a interagir com as pessoas ao seu redor. Os brinquedos devem
estimular os sentidos da visão, audição e do tato. Podem ser: blocos grandes de
encaixar (legos), brinquedos de empurrar e puxar, caixas com coisas dentro para
tirar e colocar de volta, bonecas de tecido, carrinhos pequenos e bichinhos de
pelúcia (caso não tenha alergia). E, a partir de 1 ano (até o início da
adolescência ou mais), a criança deve ser incentivada a pintar e desenhar.
Portanto, dê-lhe também caderno com figuras para colorir, caderno de desenho
para desenhar (fazer rabiscos), giz de cera (grosso) e massinha de modelar com
moldes.
De 2 a 3 anos: Nesta faixa etária, a criança começa a identificar cores primárias e formatos, gosta de se movimentar e correr, por isso é importante incentivá-la a desenvolver a sua coordenação motora grossa. Para isto, o ideal são brinquedos que a incite a movimentar-se, como triciclo, carrinho grande para colocar coisas dentro, balanço, bolas. E, para completar o processo do desenvolvimento motor, dê-lhe blocos de brinquedos (legos) para encaixar, desmontar, empilhar, equilibrar e colocar dentro de caixas grandes e instrumentos musicais, como pianinhos, pandeiros, tamborzinhos, etc. Nessa fase é importante que ela comece a aprender a guardar e organizar seus brinquedos. Lembre-se, incentive-a a fazê-lo como parte da brincadeira.
De 3 a 4 anos: A
criança aperfeiçoa a comunicação, a coordenação motora, o raciocínio, começa a
compreender melhor o que acontece ao seu redor e consequentemente interage
mais. Assim sendo, ela deverá continuar a brincar com os brinquedos que já tem
como triciclo, carrinho grande de puxar e outros. E, poderá ganhar presentes
como: blocos de montar mais elaborados, aviões, trenzinhos, carrinhos, casas de
bonecas, bonecas, jogos de panelinha e comidinhas, livros de histórias
infantis, jogos e quebra-cabeças simples, pianinhos e outros instrumentos musicais;
brinquedos infláveis, cavalinhos de madeira, bolhas de sabão, cabaninhas e
ferramentas de brinquedos. E, a partir desta faixa etária, elas
devem ser incentivadas a desenvolver o gosto por literatura. Por isso, conte-lhe historinhas infantis de uma
forma, que prenda-a a história. E, poderá pintar desenhos com lápis de cor e
desenhar com lápis grafite.
De 4 a 6 anos: Inicia a fase da fantasia, ou seja, do
mundo imaginário, onde tudo é possível. E, a partir deste fato, ela começa a
desenvolver a criatividade, o raciocínio e as suas emoções. Diante disso, os
brinquedos que estimulam brincadeiras ao ar livre e em grupo são muito
importantes para a socialização e para a saúde das crianças. Pois, através de
brincadeiras com regra simples, ela aprenderá a ganhar e perder, ou seja,
começará a aprender sobre o sentimento de frustração. E, aprender a lidar com
esse sentimento é primordial para o seu equilíbrio emocional e o
desenvolvimento sadio da sua personalidade. A partir daí, poderá trocar o
triciclo, pela bicicleta com rodinhas. Outras boas dicas são: caixa
registradora e dinheirinho de brinquedo, fazenda com animais, meios de
transporte (carros, motos, caminhões, trens elétricos, barcos, tratores, etc.),
jogos da memória, quebra-cabeças mais elaborados, postos de gasolinas, casas de
bonecas com móveis, bonecas, quadro-negro (pequeno) com giz, kits de tinta
guache, dentre outros.
Crianças acima de 6 anos: É a partir desta faixa etária, que inicia
o processo de alfabetização e, portanto, os brinquedos devem também estimular o
seu raciocínio lógico, imaginação, criatividade, conceitos matemáticos e
principalmente o amor pela leitura. E os presentes podem ser: livros de
histórias infantis, quebra-cabeças com mais de 20 peças, jogos de tabuleiros,
jogos de cartas, futebol de botão, artigos esportivos, patinetes, patins,
bicicletas sem rodinhas, skate, cordas para pular, videogames, bolinhas de
gude, carros com controle, brinquedos colecionáveis, brinquedos eletrônicos e
de memória.
Lembre-se não basta apenas dar o brinquedo
para a criança, mas é preciso brincar com ela e participar das suas
descobertas. Mesmo que isto ocorra durante pouco tempo no final do dia ou nos
finais de semana e feriados. Aproveite este tempinho maravilhoso e se divirta
com os pequenos!
Clique em SEGUIR e COMPARTILHE, para que
assim como lhe ajudou, possa ajudar outras pessoas. Qualquer dúvida é só
escrever abaixo nos COMENTÁRIOS,
que responderei com a maior alegria, ok? Ou se preferir, através da minha página no
facebook: https://www.facebook.com/educacaodefilhosnojapaoebrasil/
Desejo boas festas e que este ano vindouro,
seja muito abençoado por Deus!
Abraços calorosos, fiquem com Deus e até o próximo artigo!
Giselle Aoki
Giselle Aoki
Comentários
Postar um comentário