ESCOLA BRASILEIRA OU JAPONESA? O QUE É MELHOR PARA O MEU FILHO?

<> Autoria de Giselle Aoki (Psicopedagoga)>
>

Esta pergunta é muito polêmica e se não for a mais discutida pelos pais e
responsáveis, é uma das mais pensadas por todos. Primeiramente, é relevante
ressaltar que há inúmeras escolas brasileiras e japonesas, com ensino de
qualidade no Japão, basta apenas fazer a melhor escolha.
 Depois, temos que saber a resposta de uma das três perguntas abaixo:

1) VOU VOLTAR BREVEMENTE PARA O BRASIL:
Se a sua resposta é essa, o ideal é que a criança estude em escola brasileira. Mas, se infelizmente não for possível, devido a problemas financeiros ou outros e ela estudar em escola japonesa; deverá ingressá-la numa escolinha ou contratar uma professora particular de português, para que aprenda o seu idioma materno. Pois, se não estudar o português e outras disciplinas do currículo escolar brasileiro, terá abundantes dificuldades de se adaptar à grade curricular da escola no Brasil.

2) DECIDI PERMANECER NO JAPÃO: Nesta situação, o ideal é que a criança estude em escola japonesa, se esforce muito e se necessário, estude no Kumon ou faça aulas particulares de japonês. Pois, precisará seguir o mesmo patamar de rendimentos dos conteúdos escolares, que os japoneses. Sendo que, precisará ser aprovado no Kokou (Ensino médio), para poder continuar com os estudos. E, claro, se possível, ser um dos primeiros colocados no vestibular da Universidade japonesa, para ganhar uma bolsa integral ou parcial de estudos ou em último caso, os pais conseguirem um empréstimo no banco japonês para custear a Universidade (Daigaku).

3) NÃO SEI  SE VOU  VOLTAR OU NÃO PARA O BRASIL: se você está vivendo este dilema cruel, que afeta a maioria dos pais, o ideal é que a criança estude em escola japonesa. E, claro, faça aulas particulares de Português.
Independentemente das 3 respostas acima, todas as crianças brasileiras devem aprender o idioma Português e Japonês e em casa, é fundamental que a família comunique-se em português, para que a criança não perca as suas origens.

Mas, por que o meu filho deve aprender os dois idiomas? Lembremos que o amanhã a Deus pertence e que jamais devemos contar com a nossa permanência definitiva no Japão ou o nosso retorno certeiro para o Brasil. Pois, no Japão ocorrem inúmeras catástrofes naturais e já teve crises na economia. Já, no Brasil, o campo de trabalho e a moeda brasileira possuem oscilações repentinas e problemas com a violência. Portanto, temos que preparar a criança para viver nos dois países, pois não sabemos o que nos reserva o futuro ou se na vida adulta, os filhos resolvam retornar para o Japão ou o Brasil.

E, além do mais, qualquer criança que não tenha problemas neurológicos severos, consegue aprender tranquilamente os dois idiomas. Mas, para isto, é preciso que os pais acompanhem e conversem frequentemente com ela, pois serão eles, quem a guiará nesta jornada fantástica.

Clique em SEGUIR e COMPARTILHE, para que assim como lhe ajudou, possa ajudar outras pessoas. Qualquer dúvida é só escrever abaixo nos COMENTÁRIOS, que responderei com a maior alegria, ok? Ou se preferir, através da minha página no facebook: https://www.facebook.com/educacaodefilhosnojapaoebrasil/  

Abraços calorosos, fiquem com Deus e até o próximo artigo!

Giselle Aoki





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUTISMO NO JAPAO: O QUE É E COMO SABER SE O DIAGNÓSTICO ESTÁ CORRETO?

ONDE MATRICULAR OS FILHOS: ESCOLA BRASILEIRA OU JAPONESA?

POR QUE HÁ TANTAS CRIANÇAS COM AUTISMO E OUTROS TRANSTORNOS NO JAPÃO? Artigo 2 (final)