O SEU FILHO ESTÁ COM PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM? ENTENDA AS CAUSAS E O QUE FAZER
Autoria de Giselle Aoki (Psicopedagoga)
Primeiramente
é importante dizer: é imprescindível que os pais estejam atentos e acompanhem o
desenvolvimento escolar da criança, pois nem sempre serão comunicados pela
escola, sobre as dificuldades do filho, principalmente no Japão.
Para
ajudá-los nesta empreitada, explicarei alguns pontos essenciais:
O
QUE SÃO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM?
Os
seres humanos nascem com uma capacidade natural de aprender. Quando inicia a
sua vida escolar, esta capacidade de aprendizagem se dá através de um conjunto
de fatores, como a percepção, o pensamento, o raciocínio, a memória, o
emocional e a bagagem de conhecimentos da criança adquiridos antes da escola.
Quer dizer, há um processo contínuo que se dá na mente, para que seja possível
assimilar os conteúdos programáticos e, quando há uma falha em um ou mais destes segmentos,, a aprendizagem
não ocorre em sua plenitude, gerando as “dificuldades de aprendizagem”.
E, por que estas falhas no processo de aprendizagem? São diversos os fatores que podem estar servindo de obstáculos, seja cursando escola brasileira ou japonesa. Veja alguns:
E, por que estas falhas no processo de aprendizagem? São diversos os fatores que podem estar servindo de obstáculos, seja cursando escola brasileira ou japonesa. Veja alguns:
a) Fatores extrínsecos (externos) ao aluno, ou seja, que são gerados pelo ambiente em
que o aluno está:
- Metodologia pedagógica precária dos professores;
- Excesso de mudança de escolas e excesso de tempo que a criança permanece
na escola, incluindo finais de semanas e feriados;
- Falta de incentivo dos pais;
- Problemas familiares;
- Má influência dos colegas, isolamento social e outros problemas sociais.
b) Fatores intrínsecos (internos) ao aluno, ou seja, de ordem neurológica, sendo de origem
genética e/ou hereditária:
·
Autismo;
·
Dislexia;
·
Hiperatividade com ou sem déficit de atenção;
·
Déficit de atenção, Dislalia;
·
Discalculia, entre outros.
·
c) Fatores intrínsecos (psicológicos), de origem emocional:
- Depressão infantil, ansiedade;
- Impulsividade, rebeldia e outros problemas psicológicos e comportamentais;
- Metodologias inadequadas e outros problemas de didática escolar;
- Dificuldade de comunicação e outras por incompatibilidade cultural.
QUANDO AS
DIFICULDADES OCORREM, QUAIS ATITUDES OS PAIS DEVEM TOMAR?
1) Conversar
com o professor e o Diretor/Coordenador da escola, para descobrir com detalhes,
como está o desenvolvimento do aluno e quais são as reais dificuldades.
Dialogar e levantar juntos as melhores estratégias para ajudar a criança a
vencer os obstáculos.
2)
Você está ajudando os seus filhos nas tarefas escolares? Se não, corrija este
erro enquanto é tempo. Auxilie nas tarefas de casa, ou seja, não deixe somente
para a escola a responsabilidade da aprendizagem escolar do seu filho. Pois,
nessa ajuda é possível observar a evolução do desenvolvimento cognitivo da
criança. Afinal, como iremos saber se a criança possui dificuldades para
aprender, se não sabemos como se dá o seu processo de raciocínio diante as
atividades?
3)
Há a interação entre você, o professor e a escola? É importante ter esta união,
para saber se são fatores internos que estão impedindo o seu filho de aprender.
Pois, se for isto, deverá marcar uma consulta com um Neuropediatra ou
Psiquiatra e um Psicopedagogo, para que possam orientar sobre o percurso a ser
tomado. Sendo que, somente após o diagnóstico, é que os profissionais definirão
o percurso a ser tomado no tratamento, como terapias, aulas particulares e
remédios, se for o caso.
“O maior patrimônio que os pais devem
deixar para os filhos são os estudos”. Portanto, lute para que a
criança possa ter um excelente desempenho escolar, pois ao dar estas condições
para ela, estará lhe dando todas as ferramentas necessárias para ter um futuro
promissor e feliz!
Abraços calorosos e até o próximo artigo!
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