COMO PREPARAR O MEU FILHO PARA TER UM FUTURO BRILHANTE NO JAPÃO?

Autoria de Giselle Aoki (Psicopedagoga)




Um novo ano se inicia e as maiores preocupações dos pais estrangeiros, que moram no Japão, são: “Estou sabendo preparar o meu filho para ter um futuro brilhante? Estou dando todas as condições necessárias para que ele se torne um excelente profissional e conquiste o mercado de trabalho? Ou, ele está correndo riscos de se tornar um operário de fábrica no Japão, estagnando seu crescimento profissional e econômico?” Pois, a cada ano que se passa as exigências para entrar num mercado de trabalho promissor, com uma boa remuneração, está exigindo cada vez mais qualificações.
Para ajudar estas famílias preocupadas com o futuro dos filhos, darei 6 dicas relevantes. Dicas para ajudar as crianças a terem condições de ter um futuro mais promissor:

1) GARANTA QUE SEU FILHO ESTEJA NA ESCOLA CORRETA E COM SUPORTE EFETIVO
Independente da escola ser brasileira ou japonesa é importante ter a plena convicção de que a criança está tendo todos os direitos de desenvolvimento, em todas as suas habilidades: cognitivas, motoras, sociais e emocionais. Para isso, os pais devem acompanhar rigorosamente os estudos da criança, ter um bom convívio com o professor e com a equipe pedagógica da escola. Caso, a criança esteja apresentando dificuldades nos estudos, ao menos um dos pais deverá diariamente ajudá-la e se necessário contratar um professor particular. Mas, se mesmo assim, as dificuldades persistirem, a criança deverá ser encaminhada para o Hoken Center de sua cidade ou para um Psiquiatra infantil, para que sejam feitos exames e descobrir se há alguma dificuldade ou transtorno de aprendizagem.

2) DÊ CONDIÇÕES PARA O APRENDIZADO DE OUTROS IDIOMAS
Aprender português e japonês são duas oportunidades mais acessíveis a estas crianças, desde sua tenra idade, estando elas em escola brasileira ou japonesa. Portanto, investir no aprendizado profundo, extraclasse, destas línguas já favorece o bilinguismo e as oportunidades futuras. No entanto, acrescentar outro idioma mundial também ajuda muito. No Japão há excelentes escolas de idiomas para crianças, como o Kumon, Wizard e outros. Normalmente, as aulas ocorrem 1/2 vezes por semana.

3) INVISTA NA PRÁTICA ESPORTIVA
Converse com a criança sobre seus esportes favoritos e favoreça a sua prática. Sendo que, as habilidades motoras garantem o bom desenvolvimento corporal que favorecem as habilidades cognitivas. Além disso, ensinam habilidades sociais e pessoais como a disciplina, o trabalho em equipe, etc. No Japão há muitas escolas e academias de esportes para crianças e jovens. Invista numa delas, se possível, desde cedo. Geralmente a preferência das crianças são as aulas de natação, karatê e futebol. Mas existem outras, como ginástica olímpica, balé, atletismo, etc.

4) INVISTA NAS AULAS DE MÚSICA
Há muitas escolas de música infantil, onde as aulas acontecem 1 vez na semana e duram cerca de 30 minutos à 1 hora, ou seja, não é cansativo. Há cidades, em que há também brasileiros que vão até a residência ensinar música aos pequeninos. A música desperta sensibilidades e capacidades tais que favorecem a curiosidade, a crítica, a expressão, a desinibição, dentre outras. São habilidades que uma criança precisa para enfrentar a vida com mais segurança e autoestima.
                    
5) ACOMPANHE OS ESTUDOS DO FILHOS
É imprescindível que um dos pais trabalhe menos para dar suporte aos filhos em casa. As longas jornadas de trabalho e a longa permanência das crianças na escola não favorecem os investimentos necessários. Pelo contrário, aumentam o estresse e isso prejudica o desempenho escolar. Estudos comprovam que o bom relacionamento familiar e o suporte dos pais nos estudos dos filhos ajudam na autoconfiança deles e na sua autoestima. E também, ajudam a aumentar suas motivações para o estudo.

6) ORGANIZE UMA ROTINA
A rotina disciplina e organiza as atividades diárias dos filhos, ensinando-o a se autogerir. Veja abaixo o exemplo de uma rotina semanal de uma criança brasileira que vive no Japão, cedido por uma mãe (é claro que pode ser adaptado, de acordo com cada família):


Quando os pais têm sabedoria para administrar os salários da família é possível se organizarem para dedicar parte desses para os investimentos nos filhos. Vale a pena! E, claro não pode faltar amor, paciência e brincadeiras. Pois, são os filhos que dão forças para os pais vencerem os obstáculos diariamente e fazer com que a vida seja ainda mais maravilhosa!



Clique em SEGUIR e COMPARTILHE, para que assim como lhe ajudou, possa ajudar outras pessoas. Qualquer dúvida é só escrever abaixo nos COMENTÁRIOS, que responderei com a maior alegria, ok? Ou se preferir, através da minha página no facebook: https://www.facebook.com/educacaodefilhosnojapaoebrasil/  

Abraços calorosos, fiquem com Deus e até o próximo artigo!

Giselle Aoki











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUTISMO NO JAPAO: O QUE É E COMO SABER SE O DIAGNÓSTICO ESTÁ CORRETO?

ONDE MATRICULAR OS FILHOS: ESCOLA BRASILEIRA OU JAPONESA?

POR QUE HÁ TANTAS CRIANÇAS COM AUTISMO E OUTROS TRANSTORNOS NO JAPÃO? Artigo 2 (final)