O QUE É O AUTISMO?
Autoria de Giselle Aoki (Psicopedagoga)
Atualmente, observamos que tem crescido imensamente o número de crianças, diagnosticadas com AUTISMO. Mas, isto não tem ocorrido somente, dentro da comunidade brasileira aqui no Japão. Pois, há inúmeras pesquisas científicas que comprovam que o número alarmante, está crescendo no mundo inteiro.
Então, o que é o AUTISMO?
E, como ocorre? São desordens complexas que comprometem o desenvolvimento pleno do cérebro de um bebê, antes, durante ou após o nascimento. Apresenta-se através de uma tríade, que afeta a comunicação, socialização e desenvolve comportamentos repetitivos (estereotipias) na criança. Mas, primeiramente é importante ressaltar, que assim como todo transtorno, há três níveis: autismo leve, moderado e severo. Por isso, é relevante, observar atentamente o desenvolvimento global do (a) filho (a), pois em alguns autistas, a partir de 6 meses ou 1 ano de vida, já podemos observar os sintomas. E, o quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores serão as probabilidades, de a criança iniciar um trabalho terapêutico e/ou medicamentoso e minimizar os sintomas do autismo, que acomete quatro a cinco vezes mais meninos do que meninas.
O AUTISMO tem cura? Infelizmente não. É um transtorno neurológico, no qual ainda não encontraram a cura, ou seja, pode-se apenas minimizar drasticamente ou parcialmente os sintomas. Sendo que, dependendo do tipo ou grau, a criança pode ter uma vida "normal". Mas, ressalto que para isto, é importante a conscientização e aceitação dos pais, no qual se esforcem para manter uma rotina de terapias, feitas com uma equipe multidisciplinar de profissionais, como Psiquiatras, Psicólogos, Psicopedagogos, Fonoaudiólogos, etc.
Mas, quais são os sintomas do autismo?
Aqui no Japão, na maioria dos casos, é o médico Psiquiatra quem dá o diagnóstico, que é feito juntamente com uma equipe multidisciplinar. Eles relacionam-os, com os sintomas estabelecidos no DSM-V, nos quais descrevo-os abaixo:
DEFICIÊNCIAS PERSISTENTES NA COMUNICAÇÃO E INTERAÇÃO SOCIAL:
- 1. Limitação na reciprocidade social e emocional;
- 2. Limitação nos comportamentos de comunicação não verbal utilizados para interação social;
- 3. Limitação em iniciar, manter e entender relacionamentos, variando de dificuldades com adaptação de comportamento para se ajustar as diversas situações sociais.
PADRÕES RESTRITOS E REPETITIVOS DE COMPORTAMENTO, INTERESSES OU ATIVIDADES, MANIFESTADAS PELO MENOS POR DOIS DOS SEGUINTES ASPECTOS OBSERVADOS OU PELA HISTÓRIA CLÍNICA:
- Movimentos repetitivos e estereotipados no uso de objetos ou fala;
- 2. Insistência nas mesmas coisas, aderência inflexível às rotinas ou padrões ritualísticos de comportamentos verbais e não verbais;
- 3. Interesses restritos que são anormais na intensidade e foco;
- 4. Hiper ou hiper-reativo a estímulos sensoriais do ambiente.
Os sintomas devem estar presentes nas primeiras etapas do desenvolvimento. Eles podem não estar totalmente manifestos até que a demanda social exceder suas capacidades ou podem ficar mascarados por algumas estratégias de aprendizado ao longo da vida. Os sintomas causam prejuízo clinicamente significativo nas áreas social, ocupacional ou outras áreas importantes de funcionamento atual do paciente. Esses distúrbios não são melhores explicados por deficiência cognitiva ou atraso global do desenvolvimento.
Amados, espero ter ajudado.
E, não se esqueçam de que caso tenham qualquer dúvida, a criança deverá ser levada, o mais rápido possível, para uma consulta com um Psiquiatra ou Neurologista. Lembrem-se que o autismo não é o fim de uma história cheia de sonhos, mas apenas um obstáculo, no qual os pais devem ajudar o (a) filho (a) a superar, pois todo ser humano possui limitações em alguma área de sua vida. Mas, se pedimos a direção e nos apoiamos em DEUS, já somos mais que vencedores!
Qualquer dúvida é só escrever abaixo nos COMENTÁRIOS, que responderei com a maior alegria, ok?
Caso, precise saber aonde procurar ajuda aqui no Japão, clique no link abaixo:
Abraços calorosos e até o próximo artigo!
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