O SEU FILHO ESTÁ COM DIFICULDADES NA ESCOLA? SAIBA O QUE FAZER:

Autoria de Giselle Aoki (Psicopedagoga)


Quando nós pais, percebemos que o nosso filho está com dificuldades na escola, é difícil não nos desesperarmos. Mas, manter a calma e focar somente na solução é a única saída precisa para resolver o problema. Porque, para tudo há uma solução, ok?

A primeira iniciativa é ligar na escola que a criança ou o jovem estuda e marcar um horário para conversar com o (a) Diretor (a) e o (a) professor (a) do seu filho. É importante, estar muito atento na reunião, pois nem todos os Diretores e professores têm facilidade para expor a realidade na qual a criança se encontra. Além disso, podem apenas expor a situação superficialmente. Portanto, seja calmo, compreensivo e os ouça com muita atenção. Depois da conversa, você saberá exatamente a decisão a ser tomada, baseada nos seguintes critérios:

1) Se for problemas de comportamento, como:
A criança está batendo nos amigos, rebelde, não obedece aos professores, se recusa a fazer as atividades escolares, dentre outros. Primeiramente você e o seu cônjuge deverão sentar e conversar, para ver se o problema não está na forma como vocês o estão educando. Lembre-se que mimar demais a criança, fazer tudo o que ela quer, enfim, amor e proteção excessiva, deseducam. Claro, que toda criança precisa ser amada, respeitada e compreendida, mas os pais precisam impor limites, para que ela aprenda que precisa respeitar e compreender todos que convivem ao seu redor. Quem ama, corrige ao filho que tem, pois educar dá trabalho, certo? 

2) Caso, não seja problema comportamental
O ideal é levá-la (o) para uma Psicóloga fazer a avaliação. Há uma psicóloga que atende gratuitamente no Consulado de Tóquio: Consulado de Tóquio - psicóloga gratuita. Se preferir, há psicólogas que atendem pelo Skype, como a Carla Amaral que faz atendimentos presenciais e on line. E, também há muitas psicólogas brasileiras atendendo no Japão. Mas, lembre-se que deverá seguir todas as orientações da psicóloga, para ter sucesso na resolução da dificuldade ou transtorno de aprendizagem da criança ou jovem, ok?



3) Se for apenas a necessidade de uma professora ou psicopedagoga particular
Caso a criança estude em escola brasileira, há vários profissionais (professores e psicopedagogos), que atuam em várias províncias do Japão. Se for estudante de escola japonesa, há o KUMON, que pode ajudar nas atividades escolares da escola (shukudai), professores japoneses que são indicados pela escola e escolinhas que dão apenas o suporte nas atividades escolares.

4) Se a psicóloga, levantar a hipótese da criança ter um transtorno
Deverá levar rapidamente para uma clínica japonesa, na qual possam fazer exames e testes, para se certificarem. Ressalto que, quanto mais cedo o transtorno de aprendizagem for tratado, maiores são as chances da progressão cognitiva e comportamental. Se a psicóloga não indicar uma clínica, há uma clínica em Tóquio, com tradutoras e uma psicóloga que faz testes em português: Yotsuya Yui Clinic| Homepage. Se morar em outra província, cujo acesso fica longe, vá até o Hoken Center de sua cidade e pegue o endereço da clínica.


O mais importante, é não se acomodar e achar que com o tempo tudo irá se resolver. No Japão, temos profissionais brasileiros para ajudar tais crianças, portanto, não há motivo para desculpas. Lute pela melhoria nos estudos do seu filho, pois a única certeza de que poderá ter um futuro promissor, principalmente quando voe não estiver mais aqui, é estudando. E, os estudos, é o melhor patrimônio que os nossos brasileirinhos podem receber, pois isto ninguém poderá roubar deles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AUTISMO NO JAPAO: O QUE É E COMO SABER SE O DIAGNÓSTICO ESTÁ CORRETO?

ONDE MATRICULAR OS FILHOS: ESCOLA BRASILEIRA OU JAPONESA?

POR QUE HÁ TANTAS CRIANÇAS COM AUTISMO E OUTROS TRANSTORNOS NO JAPÃO? Artigo 2 (final)